Quem somos

Quem somos

Fundada em 12 de março de 1973, a ABAC – Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem tem como finalidade contribuir para a expansão do transporte marítimo de cabotagem, bem como a integração com os países do Mercosul, buscando retomar uma posição de destaque no transporte transoceânico. Assim, apesar de seu nome indicar “cabotagem”, as empresas associadas também operam na navegação de longo curso.

O setor atua nos segmentos de contêineres, granéis sólidos, granéis líquidos e carga geral. Nos últimos anos, houve grande crescimento na movimentação de contêineres, na costa brasileira, através de operações multimodais onde algumas empresas associadas atuam intensamente. O transporte de carga geral e as cargas de projeto também registraram crescimento. Desta forma, fica patente que as empresas associadas respondem positivamente às novas demandas e estão aptas a outras que surjam.

As empresas filiadas à ABAC têm potencial para atender todas as demandas de transportes de cargas ao longo da costa brasileira, incluindo as movimentações com parceiros do Cone Sul, podendo, em médio prazo, retomar sua participação no comércio exterior, se houver apoio governamental para o fortalecimento das empresas.

Em 1º de março de 2023, a ABAC  foi selecionada pelo conselho da ICS – The International Chamber of Shipping, com sede em Londres, para ser sua associada.  A ICS é a principal associação comercial internacional voltada a operadores e armadores de comércio, representando todos os setores e comércios e mais de 80% da frota comercial global.

 

Saiba mais sobre Cabotagem no Brasil  em    https://abac-br.org.br/cabotagem/a-cabotagem-no-brasil/)

ABAC - Associação Brasileira dos
Armadores de Cabotagem

Rua São José, 40 - 3º andar
CEP 20010-020 – Rio de Janeiro – RJ

Tel: 21 3231-9065
abac@abac-br.org.br
Fale conosco LinkedIn

Assessoria de Imprensa

Argumento Gestão de Imagem

Patrícia Nogueira / Ana Salazar

Tels: 21 3114-0699 / 98302-6967
patricia.nogueira@argumentogi.com.br

Seu contato é muito
importante para nós.