ABAC mantém “cabotagem solidária”

Empresas associadas à Abac fazem transporte gratuito de mercadoria de primeira necessidade durante a pandemia.

ABAC mantém “cabotagem solidária”

Desde o início da pandemia da COVID-19, a ABAC oferece alternativa de transporte gratuito a mercadorias de primeira necessidade, inclusive oxigênio, como assistência social e humanitária à população mais necessitada.

A ABAC, através de suas empresas associadas do segmento de contêineres, está disponibilizando suas operações multimodais. A quantidade de operações será sempre demandada dentro das necessidades contingenciais identificadas pelo Governo Federal, que nomeará e apresentará um coordenador para esta função. Com o Estado do Amazonas passando por deficiência de abastecimento de oxigênio para atender os pacientes em hospitais, as empresas associadas já estão embarcando para a região cilindros em contêineres dry e organizando o transporte de oxigênio em isotanques, em parceria com a CIEAM.

As demandas do governo serão encaminhadas à ABAC, cujo coordenador do programa, Luis Fernando Resano, Diretor Executivo da Associação, acionará as EBNs segundo procedimento interno a ser aprovado pelas empresas associadas participantes do projeto.

As operações multimodais citadas, até 15 por semana, estarão disponíveis durante o período de pandemia podendo este prazo ser antecipado ou estendido a critério das empresas associadas participantes. Entende-se por operações multimodais, o transporte multimodal de um contêiner (20’ ou 40’), porta-a-porta, em rotas regularmente atendidas pelas empresas associadas participantes. Tal transporte deve ser limitado a um raio de 150km dos portos atendidos, segundo critérios e procedimentos operacionais, fiscais/tributários, de programação e de segurança das empresas participantes.

“Atenção especial deve ser dada a operações envolvendo empresas que não utilizam regularmente os serviços da cabotagem, sendo necessário uma avaliação prévia e detalhamento do modelo operacional caso a caso”, informa Luis Resano.

ABAC - Associação Brasileira dos
Armadores de Cabotagem

Rua São José, 40 - 3º andar
CEP 20010-020 – Rio de Janeiro – RJ

Tel: 21 3231-9065
abac@abac-br.org.br
Fale conosco LinkedIn

Assessoria de Imprensa

Argumento Gestão de Imagem

Patrícia Nogueira / Ana Salazar

Tels: 21 3114-0699 / 98302-6967
patricia.nogueira@argumentogi.com.br

Seu contato é muito
importante para nós.