Palavras do presidente

Mark Piotr Juzwiak

PresidenteMark Piotr Juzwiak

Dar continuidade ao trabalho da ABAC é um desafio que assumo, juntamente com

meus colegas de Diretoria e apoiado pela equipe da entidade, com muito orgulho e

responsabilidade. Faço isto num momento bastante triste, com a prematura perda do

meu antecessor, Cleber Cordeiro Lucas, que deu nova vida à ABAC nos idos de 2012 e,

de forma muito aguerrida, trabalhou para dar maior visibilidade ao modal. Seguiremos

lutando pelos mesmos conceitos e princípios que tão ferrenhamente defendeu ao longo

destes anos.

A ABAC continuará atuando para fortalecer cada dia mais a cabotagem brasileira,

concentrando sua agenda no desenvolvimento do setor, que tem ocupado um lugar cada

vez mais expressivo no cenário nacional.

Esse crescimento, que esteve sempre acima de 10% ao ano na última década, como toda

a economia nacional sofreu, em 2020, com a pandemia. Temos certeza, no entanto, que

foi um ano atípico e, quando a situação pandêmica se estabilizar, voltaremos ao estágio

anterior de crescimento. A retomada da economia nacional deverá gerar novos projetos

industriais que demandarão à cabotagem, seja no fornecimento de insumos, seja no

escoamento da produção. As empresas brasileiras de navegação aqui investidas estarão

prontas para atender às novas demandas, esperando poder ampliar sua frota em

operação.

O momento é muito importante para o segmento, já que temos em final de tramitação

no Congresso Nacional proposta de alteração na legislação sobre a navegação de

cabotagem. A ideia inicial é estimular a cabotagem a reduzir seu custo para os usuários,

mas se as medidas não forem adequadamente dosadas, poderão ter efeito inverso, com

redução e desestimulo aos investimentos na navegação brasileira.

A cabotagem se tornou viável e cresceu nos últimos anos devido à persistência de

armadores que investiram e acreditaram no Brasil, oferecendo transporte e logística

integrada. Hoje podemos dizer que a cabotagem no Brasil não deve nada, quanto à

eficiência e qualidade, a outras cabotagens no mundo. É totalmente aberta a quem

quiser participar, já que não existem restrições quanto a origem do capital, bastando que

a empresa interessada cumpra os requisitos mínimos estabelecidos em lei, tornando-se

uma EBN – Empresa Brasileira de Navegação.

A pandemia da Covid-19 afetou drasticamente o comportamento e hábitos de consumo

da população mundial que, consequentemente, afetou toda a logística global, incluindo

o transporte marítimo. O mundo mudou. É, portanto, necessário reavaliar

cuidadosamente o modelo a ser adotado, para garantir o abastecimento, da indústria

brasileira e da população, de uma forma contínua, eficiente e com o menor custo

possível. É necessário pensar numa política de Estado de longo prazo para a cabotagem,

oferecendo principalmente segurança jurídica, para que tenhamos uma competição sadia

e comprometimento com a cabotagem da parte de todos os que participam hoje ou dos

`novos entrantes` que queiram participar desse desafio.

Apesar do nome da Associação indicar nossa aderência à Cabotagem, não nos

descuidamos do longo curso, quando realizado por empresas brasileiras de navegação.

O atendimento ao mercado dos países do cone sul-americano é de extrema importância,

pois está fora das grandes rotas de navegação e pode ser atendido com dedicação pelas

empresas associadas. Esse mercado é parcela relevante da movimentação de cargas e,

consequentemente, aumento de frota, gerando maior número de escalas em portos

brasileiros, atingindo cada vez mais os pleitos dos usuários.

Os desafios são muitos, mas tenho a certeza de que estamos estruturados e prontos para

enfrentá-los, mostrando sempre a relevância das empresas brasileiras de navegação para

a economia do país e sua importância estratégica, pouco percebida pela sociedade

brasileira.

Que venham os desafios!

Abac - Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem

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