A ABAC – Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem – está de casa nova, literal e simbolicamente. A Associação deixa o Syndarma, instituição que a abrigava desde a sua fundação, em 1973, para alçar novos voos.
A decisão de deixar o sindicato teve como foco concentrar a agenda no desenvolvimento da cabotagem, que tem ocupado um lugar cada vez mais expressivo no cenário nacional. No momento em que o crescimento do setor está acima de 10% ao ano, na última década, é necessário acompanhar mais de perto as discussões e ter mais agilidade para responder às demandas do segmento. Esse crescimento tem potencial de ser maior já no curto prazo. Para isso, no entanto, precisamos estar atentos às modificações propostas pelo Governo atual, que visam dar maior competitividade à cabotagem.
Estamos acompanhando de perto a proposta do BR do Mar. Entendemos que o Governo está no caminho certo, e que precisamos estar disponíveis para tirar dúvidas, oferecer subsídios e dar sugestões que façam a cabotagem atingir todo o seu potencial. O diálogo está aberto e essa é nossa prioridade. As empresas associadas estão mais que prontas, com navios, tecnologia e pessoal adequados, para ocupar esse espaço e, dependendo da competitividade, voltar a trabalhar, inclusive, no longo curso.
Que venham os desafios!