Que tipo de mercadoria você supõe que os contêineres carregam na Cabotagem?

Mauricio Alvarenga, diretor comercial da Log-In Logística Intermodal, escreve sobre o que se pode transportar por contêiner.

Que tipo de mercadoria você supõe que os contêineres carregam na Cabotagem?

Quando vemos um navio porta contêiner no mar ou parado no terminal portuário, o que enxergamos a olho nu é um monte de caixas metálicas. Ou, para quem já é um pouco mais familiarizado, diversos contêineres empilhados.  Mas, afinal, que tipo de mercadoria você supõe que os contêineres carregam?

Para começar, essa é uma dúvida universal. Até nossa própria tripulação, pessoas que estão embarcadas em nossos navios, muitas vezes não sabem o que tem lá dentro. Fui questionado outro dia, por exemplo, por nosso diretor de operações, se tínhamos uma lista de tudo o que transportamos. O objetivo? Matar a curiosidade de quem coloca, tira e faz com que essas caixas cheguem até às indústrias, aos consumidores finais. 

Se formos pensar na indústria brasileira e nas mercadorias que consumimos todos os dias em nossas casas, no tamanho e no espaço físico que elas ocupam hoje, praticamente 90% do que é produzido no Brasil, conseguimos transportar em navios, dentro dos contêineres.  Isso inclui qualquer tipo de produto, desde os que são cruciais para abastecer a população, como os que estão dentro da categoria alimentos e bebidas, inclusive refrigerados, até itens pertencentes a um segmento um pouco mais complexo, como o químico e de cargas perigosas. 

Então, nós transportamos de tudo dentro dos contêineres. E esse transportar de tudo só depende de como essa carga é acomodada. Ou seja, desde que ela fique armazenada dentro do compartimento de forma capaz de garantir tanto a segurança do produto, como das embarcações e das pessoas que fazem parte da tripulação. 

Claro que tem alguns segmentos com maior “vocação” e que estão na cabotagem há alguns anos, Alimentos, Bebidas, Siderúrgico, Construção Civil. Há outros que possuem uma maior resistência a vir para este modal, por exigirem um atendimento e serviço com nível de acuracidade muito maior, ou que envolvem o transporte de perecíveis, por exemplo. Um segmento promissor e que já está se adaptando a essa realidade são os varejistas, atacados, supermercados, que atendem ao consumidor final. Essas empresas passaram a usar a cabotagem com maior intensidade faz uns dois anos. E isso tem se intensificado cada vez mais. 

O importante é que, independente do tipo de mercadoria que você suponha que os contêineres carregam, o que posso afirmar é que eles são a maneira mais segura que existe para o transporte de quase todo tipo de carga. Além da redução dos custos logísticos, já que os contêineres podem ser transferidos rapidamente para diferentes modais de transporte, evitam-se acidentes e prejuízos comuns ao manuseio direto dos produtos. Não podemos esquecer que o índice de avarias nas cargas transportadas pela Cabotagem é muito pequeno em comparação aos danos causados pelos outros modais. A carga também fica muito menos exposta aos riscos de segurança nas rodovias, o que se traduz e um índice de roubo de cargas muito baixo.

Para finalizar, vale lembrar que a Cabotagem hoje no Brasil é bem estruturada. Os navios porta contêineres que operam são eficientes e carregam grandes volumes de cargas, variando a capacidade, entre 1.700 a 5.100 TEUs (equivalente ao contêiner de 20 pés), em cada um desses navios. Os serviços são regulares e cobrem toda a costa brasileira, permitindo que os produtos produzidos no Sul e Sudeste do país sejam entregues no Nordeste e Norte e vice versa. Para exemplificar, atualmente temos quatro navios saindo de Santos em direção ao Nordeste toda semana. Ou seja, dia sim e dia não, tem um gigante dos mares partindo do Sudeste carregado com os mais diversos tipos de produtos e que chegarão aos as indústrias e lares brasileiros.  

Certamente, para quem trabalha com logística e enfrenta diariamente os desafios deste país continental e ainda não teve a oportunidade de experimentar a cabotagem, garanto que vale a pena.

ABAC - Associação Brasileira dos
Armadores de Cabotagem

Rua São José, 40 - 3º andar
CEP 20010-020 – Rio de Janeiro – RJ

Tel: 21 3231-9065
abac@abac-br.org.br
Fale conosco LinkedIn

Assessoria de Imprensa

Argumento Gestão de Imagem

Patrícia Nogueira / Ana Salazar

Tels: 21 3114-0699 / 98302-6967
patricia.nogueira@argumentogi.com.br

Seu contato é muito
importante para nós.